Rancho Folclórico » Figurantes

Galinheira

Mulher que comprava, de porta em porta, galinhas e outros animais nomeadamente coelhos e, posteriormente ía vender no mercado ou em feiras da região.

Lavradeira

Mulher que se deslocava para o amanho das terras, levando consigo o seu filho à cabeça no cesto para o campo, amamentando-o quando fosse necessário.

Leiteira

Rapariga que vendia leite pela casa das pessoas, ao final da noite, que normalmente voltava a casa acompanhada pelo namorico.

Serandeiro

Nas desfolhadas, com a cara tapada, entrava no alpendre do lavrador ou na eira, para dar a cheirar aos presentes o manjericão ou alfazema, não deixando de dar um galanteio à sua “conversada” se esta lá estivesse.

Barbeiro

Homem que possuía a sua pequena barbearia, na aldeia, fazendo a sua abertura à quarta-feira e sábados e, por vezes ao Domingo de manhã. Também se deslocava sempre que o solicitassem, a casa dos doentes para fazer o corte da barba e cabelo.

Mulher Romeira

Esta senhora deslocava-se às festas e romarias, fazendo-se acompanhar da sua condensa, levando dentro a apetitosa merenda.

Vidreiro

Homem que moldava o vidro através da cana e do molde. Foi na nossa terra de S. Roque, no lugar do Côvo, que existiu a primeira fábrica do vidro na Península Ibérica, por volta do ano 1500.