Rancho Folclórico

Rancho

O Rancho Folclórico e Etnográfico d’ A Chama – Associação Recreativa e Cultural de S. Roque – Oliveira de Azeméis, foi fundado em Maio de 1994.

Fez a sua primeira apresentação em Julho do mesmo ano e, desde aí não têm parado de crescer.

Norteia-nos o propósito de preservar as nossas raízes culturais, porque entendemos que se deve aproveitar a experiência do Passado para melhorar o Presente e encarar o Futuro com mais esperança e optimismo.

Tem participado em vários festivais de folclore, por todo o país e no estrangeiro, nomeadamente em França e Espanha bem como em diversos eventos a cargo das autarquias e outras colectividades.

É composto por pessoas de várias faixas etárias e tem como objectivo divulgar e preservar as tradições, usos e costumes, que se reportam aos finais do século XIX.

Exibe um bonito folclore da Beira Litoral a apresenta vários trajes de trabalho, festas, domingueiros de luxo, lavradores ricos e noivos.
Fazem parte da etnografia deste grupo a Galinheira, a Lavadeira, a Leiteira, o Serandeiro, o Barbeiro, a Mulher Romeira, o Vidreiro entre outros.

As suas danças, cantares e trajes, são o  resultado da recolha realizada junto das pessoas mais idosas da freguesia, na tentativa de ser o mais fiel possível à tradição.

Organiza todos os anos a sua Noite de Folclore no 3º sábado do mês de Julho.
É o nosso contributo para que o Rancho d’ A Chama seja um “Museu Vivo” do seu povo, uso e costumes.

O Rancho d’ A Chama é formado por cerca de meia centena de elementos onde se retrata todo o historial de S. Roque e do concelho de Oliveira de Azeméis.

» Veja aqui a descrição dos figurantes

O Rancho é filiado na Federação do Folclore Português, como sócio efectivo, desde 02 de Novembro de 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.